terça-feira, 12 de maio de 2009

USP realizará vestibular inédito para a sua 1ª graduação à distância

Processo seletivo está previsto para acontecer no dia 2 de agosto. Com
360 vagas, o curso de licenciatura em ciências terá 4 pólos.

Fernanda Calgaro Do G1, em São Paulo | 12/05/2009

Disponível em: http://g1.globo.com/Noticias/Vestibular/0,,MUL1122859-5604,00-USP+REALIZARA+VESTIBULAR+INEDITO+PARA+A+SUA+GRADUACAO+A+DISTANCIA.html

A Universidade de São Paulo (USP) irá realizar um vestibular inédito para o seu primeiro curso de graduação à distância. Serão oferecidas 360 vagas em licenciatura em ciências, que funcionará em quatro pólos. A previsão é que as inscrições para o processo seletivo sejam abertas
ainda em julho e a prova aconteça no dia 2 de agosto. O início das aulas está programado para o dia 21 de setembro.

A graduação funcionará nos campi do Butantã, na capital (90 vagas), em São Carlos (90 vagas), em Piracicaba (90 vagas) e em Ribeirão Preto (90 vagas). Metade das aulas será presencial e os alunos terão de ir ao campus todos os sábados. A duração do curso será de quatro anos, divididos em oito semestres.

O curso é voltado, essencialmente, para a qualificação de professores que atuam na educação básica sem a formação adequada. Estimativas apontam déficit de cerca de 200 mil professores em ciências no país. Até por isso, a expectativa é que a procura maior seja de pessoas mais maduras e que já estejam no mercado de trabalho.

“Há uma grande demanda para essas áreas e a educação à distância pode ser uma solução, porque o profissional pode mais facilmente conciliar a graduação com a sua rotina”, afirma o professor José Cipolla Neto, coordenador do novo curso.

As aulas acontecerão uma única vez por semana, aos sábados, com foco na parte laboratorial. Durante a semana, o aluno terá atividades para realizar por meio do portal de internet que será disponibilizado. Parte das aulas será por teleconferência, em que o professor fica em um dos campi e a aula é transmitida em tempo real para os outros pólos. Tutores e educadores acompanharão os alunos na sala de aula.

Processo seletivo

A seleção, que será feita pela Fuvest, terá uma única fase. A prova será composta por 50 questões de múltipla escolha e uma redação.

Como a proposta é qualificar docentes, professores em exercício sem formação superior receberão um bônus de 10% na nota final da prova. Docentes em exercício com curso superior, mas sem qualificação para a área terão uma bonificação de 8% na nota.

O valor da taxa de inscrição será de R$ 30. Haverá a concessão de redução ou isenção da taxa, mas os critérios ainda serão divulgados em edital, a ser publicado nas próximas semanas. Para o próximo ano, o curso deverá fazer parte do vestibular tradicional da Fuvest no final do ano. Portanto, o ingresso da segunda turma de licenciatura em ciências será para 2011.

A coordenação do curso é feita por uma equipe multidisciplinar com 13 profissionais. Cada pólo terá quatro docentes, três tutores e três educadores. “A qualificação dos professores é padrão USP, com titulação mínima de doutorado e dedicação integral”, afirma Cipolla. Segundo ele, haverá um educador e um tutor para cada 30 alunos e um docente para cada 45 alunos.

O curso faz parte da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), programa proposto pelo governo estadual. A USP avalia ainda a possibilidade de oferecer outros cursos, além do de licenciatura em ciências: pedagogia, licenciatura em matemática e licenciatura em biologia.

10 comentários:

  1. Eu faço curso à distância na UFSCar e gostaria que vocês me indicassem oque fazer, já que eu trabalho 10 horas por dia, tenho minha família para sustentar e não posso fazer um curso presencial porque moro longe. pelo visto eu não devo ter formação nenhuma.

    ResponderExcluir
  2. Olá,

    Esse comentário é genérico daquele que postei no dce; gostaria de ver os comentários.

    Paulo Arnaldo Machado

    ResponderExcluir
  3. Sou estudante de Educação a Distância da UFSCar, e apoio as iniciativas de instituições públicas sobre a EaD. Pois como em meu caso, há uma universidade particular com o curso que eu faço na Universidade Federal de São Carlos, porém os custos que tenho de viagens para meu pólo presencial são muito inferiores que uma menssalidade, além de poder dizer que o ensino é muito mais aplicado e levado a sério (digo que posso falar pois estudei algum tempo nessa instituição, mas desisti pois não consegui pagar as menssalidades e não queria ficar com dividas pendentes).

    Ficarei anonimo por questões éticas, pois muitas pessoas me conhecem e não impossivel algum ex-companheiro de curso achar este blog.

    ResponderExcluir
  4. Quando que vocês vão acordar para a vidade e perceber que outras pessoas que não tem o perfil de crianças mimadas que vocês são precisam estudar? Vocês é que são uns pseudo-intelectualódes, reaças, facistas que ainda posam de revolucionários. Porque vocês não vão estudar ao invés de criarem greves que paralizam São Paulo inteira?Porque vocês não vão estudar aou invés de impedir outros de estudarem. Vão se informar direito sobre oque é EaD antes de sair por aí escrevendo cartas com fundamentos que até uma criança de 10 anos sabe refutar.

    ResponderExcluir
  5. Interessante que não se posicionaram contra a UAB, iniciativa do governo federal que vai na mesma linha. Por que será?

    ResponderExcluir
  6. gostaria que a prefeitura criasse a UniPYW
    Universidade Paulistana de Youtube e Wikipedia.
    Ia formar muita gente mais competente que muita Uni que já existe.

    ResponderExcluir
  7. O que eu qestiono é por que não existe cursos de medicina ou engenharia à distância? Será que os filhos dos grandes magnatas do poder sujeitariam os seus filhos estudam com um professor formado à distância? Será que alguém com um mínimo de conhecimento trataria com um médico formado a distância? Alguém passaria por cima de um viaduto de um engenheiro formado à distância?

    ResponderExcluir
  8. Engraçado, na Rússia se formam engenheiros à distância há muito tempo e ninguém reclama. Isso acontece por um simples fato: a parte presencial como laboratórios e estudo de campo é feita presencialmente, este é o caso da UFSCar de Engenharia Ambiental. Acorda pra sua vida seu e vai estudar!

    ResponderExcluir
  9. Engraçado, na Rússia se formam engenheiros à distância há muito tempo e ninguém reclama. Isso acontece por um simples fato: a parte presencial como laboratórios e estudo de campo é feita presencialmente, este é o caso da UFSCar de Engenharia Ambiental. Acorda pra sua vida seu vagabundo e vai estudar!

    ResponderExcluir
  10. Uma coisa é certa. COm EAD na USP, não precisa cruzar com maconheiros e filhinhos da papai, que ficam na universidade por décadas, sugando $$ público. Viva o EAD!!!

    ResponderExcluir