sexta-feira, 10 de abril de 2009

Tecnologias poderosas, como TV e internet, a serviço da ampliação de vagas nas universidades

retirado do portal do Ensino Superior do Governo do Estado de São Paulo

22869[1]univesp.jpg

O ensino superior no Brasil enfrenta um desafio que tem como base uma demanda sempre crescente em termos de vagas e qualidade de ensino. Nesse quadro, intensifica-se a importância do quesito formação de professores. No Estado de São Paulo, somente no ensino infantil, temos, de acordo com o Censo de 2005, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), do MEC, um total de 66.453 professores, sendo 36% deles (ou 24.175) sem ensino superior. No ensino fundamental de 1a a 4a séries, no total de 126.650 professores, 27,2% (ou 34,4 mil) estão na mesma situação. Isso significa um montante de aproximadamente 60 mil professores trabalhando com crianças no início de sua vida escolar, sem qualificação superior. Existe no Brasil e em São Paulo uma grande carência de professores de ciências (Física, Química, Biologia, Matemática) e também de Língua Portuguesa, que necessita de uma resposta do Poder Público. É nesse contexto que surge o Programa de Expansão de Vagas no Ensino Superior Paulista "Universidade Virtual do Estado de São Paulo - PROGRAMA UNIVESP", apresentado pela Secretaria de Ensino Superior do Estado de São Paulo e com perspectiva de início no primeiro semestre de 2009.

O PROGRAMA UNIVESP não representa uma nova instituição. Trata-se de uma ação cooperativa, inclusiva, que tem o objetivo de articular iniciativas de sucesso para formação superior com base em novas tecnologias de informação e de comunicação realizadas pelas universidades estaduais paulistas - USP, UNESP e UNICAMP-, contando com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado de São Paulo (FAPESP), da Fundação do Desenvolvimento Administrativo Paulista (FUNDAP) e da Fundação Padre Anchieta (FPA).

Fundamentos do Processo Pedagógico - Valendo-se da sinergia pedagógica das universidades estaduais, das competências já desenvolvidas e contando com poderosas tecnologias de comunicação e de informação, como as mídias internet e TV, o PROGRAMA UNIVESP poderá se tornar um importante instrumento para expansão do ensino superior, tendo como norte três princípios básicos: o acesso, a equidade de oportunidades ao ensino superior e a busca obsessiva pela qualidade. Para explorar a linguagem televisiva, que, na era digital, ganha novo formato e novas possibilidades de uso e de interatividade, o PROGRAMA UNIVESP se associa à Fundação Padre Anchieta, mantedora da TV Cultura de São Paulo, que destinará um de seus canais digitais aos seus programas-aula. Será um canal aberto 24 horas, com o nome já definido - UNIVESP TV - que repetirá a programação a cada oito horas.

Assim, o PROGRAMA UNIVESP poderá atingir um grande público espalhado por todo o Estado, incluindo alunos e cidadãos que não estavam formalmente matriculados. Para aproveitar a grande interatividade e integração comunicacional da internet para a área educacional, também serão utilizados sistemas que reproduzem e ampliam as possibilidades de ações pedagógicas normalmente usadas no ambiente de sala de aula - os chamados "ambientes virtuais de aprendizagem". Esses sistemas se baseiam em um ambiente que reúne uma série de recursos, tais como área para a disponibilização de materiais educacionais (textos, artigos, vídeos, animações, simulações, material didático, entre outros), transmissão online de vídeo-aulas, promoção de bate-papo (chats) entre alunos, fóruns virtuais, teleconferências com tutores e com professores, entre outros recursos. Já existem experiências significativas de uso e de desenvolvimento de ambientes virtuais de aprendizagem em vários países, inclusive no Brasil, onde se pode destacar o desenvolvimento de dois importantes ambientes virtuais de aprendizagem no formato de software livre, como o TeleDuc, desenvolvido pela Unicamp, e o TIDIA (Tecnologia da Informação no Desenvolvimento da Internet Avançada), financiado pela Fapesp e desenvolvido em vários laboratórios de pesquisa do estado e que fazem parte de um esforço internacional.

Implementação - As atividades do PROGRAMA UNIVESP estão previstas para serem implantadas em três diferentes módulos a serem desenvolvidos concomitantemente ou não, a partir do primeiro semestre de 2009: O primeiro módulo tem como foco a formação de professores em exercício nas redes pública e privada do estado. Nele está previsto a oferta de um curso de Licenciatura em Pedagogia e um curso de Licenciatura em Ciências, desenvolvidos a partir de experiências de sucesso realizadas na USP e na UNESP. O principal objetivo destas ofertas é promover a melhoria da educação no ensino infantil e no fundamental de 1a a 4a séries. Como mencionado anteriormente, isso representa um público-alvo de aproximadamente 35 mil professores.

O segundo módulo contempla a oferta de vários cursos de licenciatura como Matemática, Física. Química, Biologia e Língua Portuguesa. Também para o oferecimento destes módulos serão incorporadas experiências, já testadas, de sucesso de nossas universidades estaduais paulistas.

O terceiro módulo oferecerá cursos de capacitação, extensão, especialização e outras formas de educação para professores que já tenham um curso superior completo e que desejam seu aperfeiçoamento profissional. Estão programados, por exemplo, dois cursos de especialização: Especialização em Docência no Ensino Fundamental e Médio e Especialização em Gestão Escolar.

O acompanhamento dos estudos e das atividades pedagógicas será feito tanto de forma presencial, nos pólos de apoio instalados nas universidades participantes, como por telefone e pela internet. As aulas laboratoriais e as avaliações serão realizadas de modo presencial nos pólos, onde o aluno receberá apoio pedagógico, físico, administrativo e de serviços. Um conjunto de tutores estará continuamente disponível para atender aos alunos, pessoalmente ou por telefone e internet. Enquanto isto, o canal digital da TV Cultura estará transmitindo durante as 24 horas do dia os programas-aula.

Aspectos institucionais - O PROGRAMA UNIVESP vem atender a preceito do Plano Nacional de Educação, instituído pela Lei federal nº 10.172, de 2001, que em seu item 6.2 afirma "ser preciso ampliar o conceito de educação à distância para poder incorporar todas as possibilidades que as tecnologias de comunicação possam propiciar a todos os níveis e modalidades de educação".

Alicerçada nos pilares acesso, qualidade e eqüidade, a educação à distância possibilita maior abertura e flexibilidade do ensino, características que vêm ao encontro das finalidades do Estado. Para implementar um programa de formação de recursos humanos no âmbito do ensino superior com tal amplitude, já foram firmados, então, termos de cooperação entre a SEES e as três universidades públicas paulistas, a FUNDAP e a Fundação Padre Anchieta (FPA). Assim, foi estabelecida uma relação institucional, não hierarquizada, consolidada entre os Núcleos UNIVESP de cada parceiro envolvido no programa.

Vale destacar que os cursos serão oferecidos tanto de forma consorciada entre as universidades como de maneira isolada. Com isto, respeitam-se as peculiaridades regionais e o equilíbrio de certificação entre as universidades paulistas.

UNIVESP em números*

- 6.600 vagas já em 2009, destinadas nesta primeira etapa a professores em exercício;
Sendo que:
5 mil no curso de pedagogia, da Unesp e USP.
700 de licenciatura em biologia, da USP.
900 de licenciatura em ciências, USP.

- 70 pólos avançados de ensino para atividades presenciais

*Os números são referentes à primeira etapa de Licenciatura e podem sofrer mudanças.

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Ensino Superior
Foto: Gilberto Marques

Nenhum comentário:

Postar um comentário