sexta-feira, 10 de abril de 2009

Programa semanal da TV Cultura mostrará Universidade Virtual

da Acessoria de Imprensa da TV Cultura, 03 de abril de 2009

O programa Univesp TV vai mostrar ao público o melhor da programação do novo canal digital.

Na última terça-feira, 7 de abril, entrou no ar um novo programa da TV Cultura -- o Univesp TV. Apresentado pela jornalista Mônica Teixeira, a atração vai exibir o melhor da programação educativo-cultural do canal digital que a Fundação Padre Anchieta criou para apoiar o programa do governo Universidade Virtual do Estado de São Paulo.

O programa de estreia, além de explicar detalhadamente como vai funcionar a universidade virtual paulista, abordou o tema linguagem e educação, destacando a sua aplicação ao desenvolvimento da leitura e à produção de textos. O conteúdo, parte do curso de Pedagogia da Univesp, desenvolvido pela Unesp, mostra que, para se comunicar melhor - falando ou escrevendo -, é preciso saber interpretar e redigir textos.

Com uma hora de duração, com início às 23h10, a atração exibiu ainda dois "verbetes eletrônicos". O primeiro sobre o filósofo e educador John Dewey (1859-1952), um dos mais importantes pedagogos americanos. Dewey influencia até hoje a educação no Brasil. O outro mostrou a vida e a obra do linguista suíço Ferdinand de Saussure (1857-1913), cujas elaborações teóricas propiciaram o desenvolvimento da linguística como ciência.

Sobre o canal digital
O Univesp TV é um canal digital que a TV Cultura vai dedicar exclusivamente ao programa Universidade Virtual do Estado de São Paulo, uma iniciativa da Secretaria de Ensino Superior em parceria com a Fundação Padre Anchieta e as universidades públicas estaduais Unesp, Usp e Unicamp, para ampliar o acesso da população paulista ao ensino superior público de qualidade. O programa Universidade Virtual utiliza os recursos das novas tecnologias de informação e comunicação, como a TV digital e a Internet, para ampliar o número de vagas nessas instituições e dar maior abrangência geográfica à oferta dos cursos.

Em sua grade, o canal terá espaço para programas diretamente ligados aos cursos de graduação e pós-graduação dessas universidades, que serão veiculados ao vivo no horário das atividades presenciais. Programas complementares sobre temas curriculares também serão transmitidos.

Serviço:
Univesp TV
Exibição: às terças-feiras, às 23h10

Um comentário:

  1. Não consegui assitir os 2 primeiros programas ... será que eles estarão disponiveis na internet?

    ResponderExcluir